Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket

Análise, Week 1...

Postado por Gustavo Alkmin On 17:01

:: EMOÇÃO À PRIMEIRA VISTA ::

Haja coração! É assim que se pode definir a incrível vitória dos Patriots sobre os Bills, no Monday Night Football do dia 14. Quem esperava moleza teve uma grande surpresa – já que pela 29° vez na carreira, o grande Tom Brady – fazendo sua volta aos campos – levou o time a um 4th quarter comeback.

Assista os melhores momentos do jogo no site da NFL, clicando aqui.
Com os dois times trajando seus (muito bonitos) uniformes throwback, os Pats começam com a posse de bola e um excelente retorno de 52 jardas de Laurence Maroney. No entanto, o drive não consegue prosseguir, e o time entrega a bola aos Bills em downs – Maroney não consegue a 1st faltando só uma jarda na quarta descida. O ataque dos Bills também não consegue sucesso imediato, já que o passe de 21 jardas de Trent Edwards para Josh Reed é negado por uma falta de procedimento ilegal cometida pelo rookie Demetrius Bell. Os Pats voltam a carga, finalmente conseguindo boas jogadas – corrida de 11, 10 e 8 jardas de Maroney e passe de 20 jardas para Randy Moss. No entanto, o usualmente confiável Stephen Gostkowski erra o FG de 41 jardas.
O próximo drive dos Bills foi digno de pesadelos. Trent Edwards ganha 16 jardas em scramble, e numa corrida de Fred Jackson para 16 jardas, Jerod Mayo machuca o joelho. Depois do jogo, ele confidenciou que se sente bem e que deve se recuperar logo, mas é esperar para ver. Três jogadas depois, é o TE Shawn Nelson que recebe passe de Edwards e percorre 11 jardas até o TD. 7-0 Bills.

Quarterback Tom Brady returns to regular-season action as he fires a pass in the first quarter.
Tom Brady: um começo não tão bom porém um final espetacular.

Os times entram no segundo tempo trocando three and outs, e faltando 13:30 para o final do primeiro tempo os Pats montam seu primeiro scoring drive. Méritos para Kevin Faulk, que consegue uma catch de 16 jardas numa 3rd and 9 e uma corrida de 4 jardas em 3rd and 3. O passe de 13 jardas de Brady para Welker prepara a corrida de uma jarda para TD de Fred Taylor – seu primeiro TD com a camisa do time de Foxborough.

Fred Taylor (left) gets the Patriots on the scoreboard with a touchdown in the second quarter.
Fred Taylor e seu primeiro touchdown com a camisa do New England (Boston) Patriots.

O próximo drive de Buffalo não deu resultados – mas infelizmente, ele nem foi necessário. Na primeira jogada do drive seguinte dos Pats, a pass protection falha, Brady não consegue fazer um bom lançamento e é interceptado por Aaron Schobel, que retorna para o touchdown. Com isso, o placar fica em 14 a 3 para os Bills, antes do halftime.

Os Patriots precisavam de um TD, mas que tardaria um pouco a acontecer: no próximo drive, boas recepções de Moss (31 jardas) e Wes Welker (14 jardas). Porém, os Pats são parados na linha de 2 jardas de Buffalo, e tem que se contentar com o FG de Gostkowski com o tempo terminando.

Após fantástico halftime show, em que vários dos membros do time de aniversário de 50 anos dos Patriots foram chamados a campo, os Bills começam recebendo a bola. Parecia que a defesa de New England seguraria o drive, até que os juízes (com um uniforme ridículo, diga-se) dão uma mãozinha para Buffalo, dando um roughing the passer em Vince Wilfork. A primeira aplicação prática da Tom Brady Rule (mesmo sendo incorreta, já que Wilfork deu o tackle na cintura de Trent Edwards) garantiu o 1st down para os Bills. Para a tristeza de Dick Jauron, o drive dos Bills pára e após apenas 2:10, os Pats estavam de volta ao ataque.

Neste drive, Randy Moss mais uma vez faz história: com três recepções seguidas, ultrapassa Rod Smith e Irving Fryar como o 13°WR com maior recepções na história da NFL. Porém, a D-line dos Bills complica o jogo corrido de Laurence Maroney e no final os Pats perdem novamente a bola em downs, em seguida ao passe incompleto para Wes Welker.

Com boa posição de campo, a equipe de Buffalo consegue a primeira recepção de Terrell Owens na temporada (27 jardas) e outro bom passe de 16 jardas para o TE Derek Schoumann. No entanto, mais uma falta em cima do LT Bell significou que Rian Lindell teve que pontuar através de field goal. 17 a 10 para os Bills, com dois minutos restantes para o final do terceiro período.
Se no primeiro tempo Tom Brady estava enferrujado, é no quarto período que ele costuma brilhar – e desta vez foi sem exceção. Com mais confiança no pocket e com lançamentos mais precisos, Brady acha Welker e Moss cada vez duas vezes, além de Kevin Faulk uma vez. No entanto, não seria desta vez que os Pats sairiam com o TD – mais um FG de Gostkowski, trazendo o placar a 17 a 13.

Patriots wide receiver Wes Welker eludes the grasp of Bills safety Donte Whitner, grabbing a short pass and getting to the 1-yard line to set up the Patriots' first touchdown.
Wes Welker continua importantíssimo como slot receiver e registrou 93 jardas na partida.

O próximo drive tem um nome: Fred Jackson. O RB dos Bills, substituindo o suspenso Marshawn Lynch, atuou bem tanto no jogo aéreo quanto no jogo corrido, acumulando 140 jardas (57 pelo chão e 83 pelo ar). Neste drive, sua corrida de 10 jardas e passes de 18 e 10 (para o touchdown) selaram as fortunas dos Patriots, que estavam perdendo por 24 a 13 faltando só 5 minutos para o final do jogo.

Mas seria tão decepcionante assim para Tom Brady? Claro que não. Ao tomar o comando de seu ataque, suas palavras seriam proféticas: “We’re going to win this game”. E não deu outra: com 8 passes completos de 10, Tom Terrific marcha os Pats da linha de 19 até um touchdown, num laser de 18 jardas para Ben Watson. A conversão de dois pontos falha, mas não seria isso que seguraria o time de Foxborough.

No kickoff seguinte (e faltando somente 2:16 para o final do jogo) acontece uma jogada simplesmente espetacular. Cogitando o onside kick, o special teams coach Scott O’Brien opta por um chute normal para Leodis McKelvin (melhor returner da NFL na temporada passada), mas coloca o “hands” team em campo. E dá resultado: apesar do bom chute de Gostkowski, McKelvin tenta o retorno. Recebe o tackle de Brandon Meriweather, enquanto Pierre Woods arranca a bola das mãos do jogador de Buffalo. Fumble recuperado pelos Patriots em excelente posição para a vitória.

Calmamente (sem gastar nenhum timeout), Brady faz o que sabe fazer: ganhar jogos. Dois passes para Welker e Moss, seguido por um lançamento quase idêntico para Ben Watson, que marca o segundo TD da partida e bota os Pats na frente, 25 a 24. A conversão de dois pontos falha novamente, o que significa que com um field goal os Bills podem retomar a liderança e consolidar o upset.

Benjamin Watson shows Pat Patriot a little love after scoring his second of two touchdowns in the closing minutes.
Apesar de não marcar nenhum touchdown, Randy Moss foi um dos destaques ofensivos com 141 jardas.

E para quem acha que o jogo já estava encerrado, ainda haviam surpresas por vir. No primeiro lance do novo drive, Edwards acerta TO para 19 jardas. Porém, dois sacks seguidos dos Pats (Derrick Burgess e Tully Banta-Cain) deixaram os Bills no desespero. Edwards então tenta um hook and lateral para Schoumann, que passa a bola para Roscoe Parrish. Ele tenta, por sua vez, jogar a bola para Fred Jackson, que avança 9 jardas até retornar a bola para Parrish – prontamente derrubado por Leigh Bodden. Com o fim do jogo, alívio na torcida dos Patriots, que viu o seu time ter uma das vitórias mais espetaculares dos últimos anos.

The Patriots' quarterback wasn't exactly vintage Brady, but he was able to finish the job when it mattered most. In the fourth quarter Brady led the Pats' offense to 15 points on 178 total yards in three drives.
No final prevaleceu a experiência de Tom Brady que soube conduzir o time à uma virada espetacular.

Do outro lado, não há como não se lamentar pelos Bills, que tiveram excelente atuação – principalmente a sua jovem linha ofensiva, que foi muito bem no pass protect, além da secundária que tirou a bola longa de Randy Moss e Joey Galloway, além das sempre perigosas screens de Wes Welker. Mas no final, prevaleceu a vontade de ganhar – e isso Tom Brady tem mais do que qualquer outro jogador na NFL. Welcome back, Mr. Clutch!


Observação 1: Foi o Paulo quem escreveu o texto, só estou postando para ele.

Observação 2: Mais uma novidade para o blog, agora você pode acessar a análise do jogo a qualquer momento. É só clicar na imagem de cada jogo no calendário aí de cima.

4 comentários

  1. raphael Said,

    sinceramente, achei a defesa um tanto quanto fraca.

    Posted on 15 de setembro de 2009 às 17:41

     
  2. Unknown Said,

    Só vi os 5 minutos finais, mas o poder de reação da equipe impressionou. Esperar a defesa se acertar com o passar dos jogos e o jogo corrido produzir um pouquinho mais, pq pelo jogo aéreo o time é letal!

    Posted on 15 de setembro de 2009 às 23:15

     
  3. Assisti o jogo todo torcendo incansável, valeu a pena.Lindo Comeback, Randy Moss mostrando quem é o verdadeiro N° 81, Defesa deixando a desejar...
    De qualquer forma, Tom Terrific is back!

    Posted on 16 de setembro de 2009 às 09:45

     
  4. Frika Said,

    Gustavo soh pra informar, o TD do inicio da virada foi com 2:06 e nao 2:16

    Abrass!! puta jogo!! paguei 100 flexoes por causa dele, mas cada uma delas valeu!!!!

    Posted on 17 de setembro de 2009 às 21:16

     

@ Twitter

Visitas